29 setembro 2023

A pobreza está crescendo em Porto Rico, sob o colonialismo dos EUA


A taxa de pobreza de Porto Rico, de 41,7%, contrasta fortemente com a média nacional dos EUA de 11,5%


Ben Norton

Artigo publicado originalmente no Geopolitical Economy Report

A pobreza em Porto Rico, sob o colonialismo dos EUA, está piorando com o tempo, não melhorando.

Mais de dois quintos dos porto-riquenhos sofrem com a pobreza, e quase três quintos das crianças porto-riquenhas vivem em lares pobres.

Em 2022, a taxa de pobreza no “território” colonizado pelos EUA cresceu de 40,5% para 41,7%, segundo dados do US Census Bureau.

28 setembro 2023

POBREZA E SEUS DETERMINANTES NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: ABORDAGEM MONETÁRIA, DE PRIVAÇÕES E MULTIDIMENSIONAL


POBREZA E SEUS DETERMINANTES NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: ABORDAGEM MONETÁRIA, DE PRIVAÇÕES E MULTIDIMENSIONAL 

Carlos E. C. Struminski1 
Augusta Pelinski Raiher

RESUMO 

Este trabalho tem como objetivo mensurar a pobreza entre os municípios brasileiros, identificando seus fatores determinantes. Para isso, três índices foram construídos, abordando a pobreza a partir das concepções monetária, de privações e multidimensional. Na identificação dos determinantes, utilizou-se a econometria espacial. Como corolário, existe uma concentração espacial da pobreza, localizada sobretudo no Norte e Nordeste brasileiro. Dentre os fatores relacionados à condição de pobreza dos municípios brasileiros tem-se aspectos de gênero, mercado de trabalho, distribuição de renda, dinamismo econômico, dicotomia urbano-rural, proteção social e gastos com infraestrutura social. 

CORRUPÇÃO E POBREZA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS


CORRUPÇÃO E POBREZA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS1 

Lilian Lopes Ribeiro2 
Jose Weligton Felix Gomes3 

O artigo analisa, por meio de um modelo de dados em painel, o impacto da corrupção na pobreza dos municípios no Brasil entre 2005 e 2016, considerando, como indicador de pobreza, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e, como indicador de corrupção, o número de processos investigados e julgados, relacionados à tal prática, extraídos da Controladoria-Geral da União (CGU). Entre os resultados obtidos, constatou-se que quanto maior a ocorrência de práticas corruptas nos municípios, menores são as chances de uma elevação no IFDM e, por conseguinte, de diminuição dos níveis de pobreza. Diante das evidências apresentadas neste estudo, sugere-se a implantação de medidas rígidas de controle à corrupção a fim de evitar desperdício de recursos públicos direcionados à erradicação da pobreza. 

13 setembro 2023

Guerra e pobreza ou pobreza e guerra

Fontes: CLAE

Por Isabella Arria
rebelion.org/

A realidade apaga as ilusões de uma Europa paradisíaca: A taxa de pobreza na Europa é elevada. Cerca de 22 por cento da população está em risco de pobreza e exclusão social. Esta situação melhorou nos últimos anos, mas as consequências do coronavírus e da guerra na Ucrânia afetaram as economias dos países em detrimento dos seus cidadãos.

07 setembro 2023

POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: PERCEPÇÕES DE UMA ELITE.



Resumo

O debate sobre pobreza e desigualdades sociais é significativamente relevante em um país com extremas disparidades como o Brasil. Por este motivo, o presente trabalho objetiva compreender a percepção que a elite do agronegócio em Unaí (MG) tem dos processos de desigualdade social e pobreza no município. No primeiro momento, indicadores sociais e econômicos são utilizados para justificar a opção pela pesquisa neste espaço. Em seguida, serão aprofundadas algumas questões relacionadas com os temas pobreza e desigualdade a partir de uma pesquisa qualitativa com atores do agronegócio. Entre as considerações que o trabalho apresenta, observa-se primeiramente que a elite do agronegócio em Unaí é ciente dos impactos do crescimento do setor no desenvolvimento econômico do município, mas acredita que aspectos sociais possuem importância secundária no processo. Em segundo, parte dos problemas sociais do município atualmente se relaciona com transformações estruturais que ocorreram no agronegócio local, sendo o Estado apontado como o principal responsável em resolvêlos. No terceiro momento, nota-se que as políticas públicas: de assistência social como o “Bolsa Família” e de Reforma Agrária, são vistas como ineficientes, mas desempenham um papel de mitigar os efeitos perversos da mecanização agrícola. Por último, observa-se que a agroindustrialização de Unaí é apontada como uma via futura para o desenvolvimento econômico do município e solução para os problemas sociais.